O MAR INFINITO - Opinião do livro - Para Lá da Kapa

segunda-feira, 3 de abril de 2017

O MAR INFINITO - Opinião do livro

Título: O Mar Infinito (2º volume da trilogia 5ª Vaga)
Autor: Rick Yancey
Sinopse: Vê aqui
Lançamento: 2015
Editora: Editorial Presença
Tradutor: Miguel Romeira

  Quando me ofereceram este livro, eu já tinha visto o filme, A Quinta Onda, baseado no 1º volume. Arrisquei ler o segundo apenas com os conhecimentos que tinha do filme. Consegui entender tudo. É um livro com uma escrita pessoal, íntima e que nos prende, principalmente na segunda parte, com o mistério dos "Outros". O tradutor está de parabéns.

 Os "Outros" invadiram-nos e estão a vencer-nos. Podiam fazê-lo com uma pedra suficientemente grande que, ao entrar na atmosfera terrestre, nada poderíamos fazer para impedir o genocídio em massa, MAS não... A extinção veio por ondas:

  1. ª  Adeus tecnologia! Tem um carro, um computador topo de gama e, quem sabe, um telemóvel tão grosso como uma resma de papel? Desafio-o a conseguir usá-los.
  2. ª O Terramoto! Só nos primeiros minutos, a maioria das cidades costeiras desapareceram... Isso mesmo! Adeus, Portugal.
  3. ª A gripe mais perigosa do mundo. Milhares de milhões morreram nas semanas que se seguiram...
  4. ª Tomar Corpos Humanos. Adeus confiança... Adeus humanidade.
  5. ª Crianças soldados. Os mais novos são mais fáceis de enganar, de manipular. Adeus...adultos.
  6. ª Ainda por descobrir....

  O enredo é coeso e fluido, distribuído em breves capítulos, o que nos permite ler aqui e ali, sempre que temos uns minutinhos livres. Facilmente diria que foi um português que escreveu isto. Os tradutores profissionais são muitas vezes esquecidos e têm um papel fulcral na indústria livreira.



  É um livro que recomendo para jovens. Portanto, se estiver a decidir que presente oferecer aos afilhados, A Quinta Onda e o Mar Infinito são uma ótima escolha. Como Thriller não tem idades, mas o romance e a maioria das personagens existentes limitam o público alvo para os 10-25 anos.





Vou concluir este mês o terceiro e último volume. Sairá ainda esta semana a impressão que tenho dos primeiros capítulos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

DESTAQUES DA SEMANA