OS VAMPIROS DO NORTE — A Opinião da Obra - Para Lá da Kapa

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

OS VAMPIROS DO NORTE — A Opinião da Obra

Título: Os Vampiros do Norte
Autor: João Carlos Pinto
Sinopse: Em anexo
Lançamento: julho de 2017
Editora: Chiado Editora

  Sabem aquele momento em que estamos a ler dentro do metro, rodeados de pessoas, e, de repente, sorrimos. Rimos, sem mais, nem menos! Os que estão à nossa volta estranham-nos, matutando: Um livro pode fazer rir? A resposta é bem simples: Sim! PODE! E Os Vampiros do Norte é o exemplo ideal. Para além do mais, é uma obra nacional, que enfatiza o bom povo português, enquanto repreende alguns dos nossos vizinhos... que bem merecem!

A Opinião da Obra

O enredo gira em torno do Trigo Roxo (mas todos o tratamos por TR), o inspetor de maior nome mundial. Quando um escritor toca no tema dos vampiros, arrisca-se a ficar queimado e a cair na banalidade entediante do tema. Todavia, este não é o caso! O João Pinto escreveu uma obra com pés e cabeça em que a própria surrealidade é posta à prova. Acredito, como leitor experiente, que este escritor tem potencial para ir longe. Basta aprimorar um pouco mais a escrita, focar na divulgação e estaremos a lidar com um bestseller.

 Também apreciei as histórias intercaladas no enredo principal, que me permitiram conhecer ainda melhor o TR, o terror de todos os criminosos! Imaginem um livro com a presença do Vaticano, da máfia russa, dos Estados Unidos, a superpotência mundial, de França, Espanha, Alemanha... E, claro, Portugal! O que estão a imaginar é o livro Os Vampiros do Norte.

 Sintetizando, Os Vampiros do Norte revelou-se uma muito agradável surpresa. É uma sátira cómica, bem desenvolvida e com muita criatividade. Congratulo o autor pela qualidade e a Chiado Editora pela aposta acertada.

Sinopse

O protagonista e narrador de Os Vampiros do Norte é Trigo Roxo, o inspetor da PJ mais temido pelos criminosos nacionais, multinacionais, espirituais e galácticos. A trama principal começa com a perseguição a um vampiro made inPortugal e termina com o resgate de escravos portugueses da barbárie perpetrada por pérfidos e sanguinários vampiros do norte, nos alpes da Baviera. A talho de foice da intriga principal, Trigo Roxo narra ainda outras operações que levou a cabo com sucesso, onde todos os outros fracassaram: a libertação no inferno, das garras de lúcifer, de dois dos poucos políticos que tiveram entrada no Céu; a aniquilação da praga de mortos-vivos, comandados por lobisomens, que se propagavam pela Sibéria e ameaçavam invadir todo o mundo; a recuperação, no planeta Yoda, de móveis de sala de jantar de design exclusivo, produzidos em Portugal, comprados, sem autorização do fabricante, por extra terrestres descendentes de terráqueos; e muitas mais aventuras de cortar a respiração.
Os Vampiros do Norte é uma sátira politica que não vai deixar ninguém indiferente. O autor aposta o seu pescoço em como, até mesmo os leitores mais exigentes, quando chegarem à última página do livro, vão ficar com água na boca e a chorar (ou será a rir?) por mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

DESTAQUES DA SEMANA