Quantas páginas lês numa hora? - Para Lá da Kapa

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Quantas páginas lês numa hora?

É um facto que cada mente tem o seu raciocínio, embora os resultados variem pouco:
Lemos 150 palavras por minuto.


  Pelo menos, era assim que pensava, até ouvir falar de uma espécie rara e crescente de leitores dinâmicos que conseguem ler 900 páginas por hora. Fazendo as contas, são 4 segundos por página! Citando um destes leitores:

“A minha leitura é diferente da tradicional. É uma leitura horizontal, em que a pessoa pega palavra por palavra, em vez de letra por letra. A minha leitura é na vertical, é uma visão só, mais ampla da página. Foi preciso muito treino! Eu lia todos os dias, diversos livros”.

Não discordo que este método seja possível e eficaz, mas estou relutante a outro ponto: Como é que podemos ler 900 páginas num minuto, mesmo com muita prática e lendo na vertical, se o objetivo dos livros é por-nos a pensar e a refletir? Não se pensa em 1 segundo!

Estou curioso... Eu leio uma média de 120 páginas por hora. Páro diversas vezes, penso e reflito. Esse é o meu significado de livro. E o teu? Quanto lês numa hora?

Sem comentários:

Enviar um comentário

DESTAQUES DA SEMANA