ENVELHENESCER - A Opinião do Livro de Pedro Chagas Freitas - Para Lá da Kapa

sábado, 11 de março de 2017

ENVELHENESCER - A Opinião do Livro de Pedro Chagas Freitas

Título: Envelhenescer
Autora: Pedro Chagas Freitas
Sinopse: Vê aqui
Lançamento: 18 de jnaiero de 2017
Editora: Marcador

  Acabei de ler este livro há pouco tempo. Tem um tema interessante, muito comparado com o filme galardoado "O Estranho Caso de Benjamin Button", e personagens diferentes do comum, talvez até em excesso. Possui uma estrutura clara e original, mas o enredo não mexeu comigo.

  Pedro Chagas Freitas é conhecido como um dos escritores que mais vende no país. Apesar de ouvir falar bastante do seu nome e de já o ter conhecido pessoalmente, ainda não tinha lido nenhuma das suas obras.
  Ao ouvir que esta falava de um país a andar para trás, pareceu-me o título ideal para o conhecer como escritor. Em duas semanas já estava a circular a 3ª edição. Eu tinha expectativas elevadas.

  A história está bem desenvolvida, como seria de esperar de um autor deste calibre. Sou um grande fã de temas reflexivos, porém, achei que faltou qualquer coisa... Algo que mexesse comigo, como outros bons títulos de ficção/drama/romance fizeram.

 O que aconteceria se o relógio de um país começasse, de repente, a andar ao contrário? O que seria dos idosos, o que seria dos trabalhadores... O que seria das Nossas Crianças, se todos começássemos a rejuvenescer?

  Pedro Chagas Freitas é, sem dúvida, um escritor criativo. As personagens são extremamente peculiares. Ele conseguiu fazer-me sentir um sentimento de revolta e repulsa por todas elas, por serem, à sua maneira, dotadas quase somente de imperfeições, nostalgias e depressões. No meio disto, ele faz uso da ironia para fazer algumas críticas pertinentes à sociedade.
  Foi um livro que demorei algum tempo a ler, consequência de muito trabalho pessoal e de falta de empatia com as personagens em geral.

  Sintetizando, considero-o um livro satisfatório e penso que tinha material para "ser mais". O Blogue tem um carinho especial por escritores nacionais e, por isso, tenciono ler outro livro deste autor e, com uma expectativa mais modesta, espero conseguir apreciá-lo. Não o aconselho a leitores menores de 15 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

DESTAQUES DA SEMANA