A LONGA ESTRADA PARA CASA | Opinião do livro - Para Lá da Kapa

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

A LONGA ESTRADA PARA CASA | Opinião do livro

Título: A Longa Estrada para Casa
Autor: Saroo Brierley
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Ver aqui
Lançamento: agosto de 2015

O primeiro livro que li em 2017. Se só fosse uma obra fictícia, já seria notável. Sendo verídico, é espetacular! O modo como tudo acontece, a cultura e os pormenores assustadoramente verdadeiros fazem d'A Longa Estrada Para Casa uma leitura fácil de seguir. É pena a parte final...

Saroo
  A história desenrola-se em volta Saroo, um homem de 30 anos. Ele foi adotado aos cinco, depois de se perder da mãe numa pequena província dos extensos terrenos que compõe a Índia. 

  Decide voltar ao passado, com o apoio incondicional do Google Earth, à sua terra natal, para procurar a sua família. 
  Adorei a descrição, desde o momento em que conhecemos a sua família original, no momento em que se perde e do que aí vem... Com cenários típicos da Índia, este livro serve de exemplo que não é preciso viajar para ter uma amostra de um país.

  Pessoalmente, nunca fui à Índia. Sinto que a conheço um pouco. A pobreza retratada ao pormenor, a mentalidade de um país oposto ao que conhecemos e, principalmente, a bondade nos sítios mais incomuns e os horrores nos locais que menos esperava.

Encontro de Família
  O Livro conta com cenas intensas e emocionantes. Por vezes, torna-se doloroso imaginar a vida difícil de Saroo. Os perigosos momentos em que vagueou perdido pela Índia e a sorte em ter sobrevivido a tantos "precalços". Os pais adotivos que, embora dedicados, passam por algumas adversidades.... Mesmo assim, chegamos a uma parte do livro em que dizemos "Já chega".


   Foi adaptado para filme e está no cinema com o nome "Lion - A Longa Viagem para Casa". Ouvi dizer que é parecido com o livro, na forma que é fenomenal! Estou a ponderar ir vê-lo... Já o conheces? O que achas?

VÊ TAMBÉM

Sem comentários:

Enviar um comentário

DESTAQUES DA SEMANA